Lembranças e desenhos para o dia das Mães.

Cartões para pintar



Para pintar ou fazer um belo cartão.



Histórico do dia das Mães.

HISTÓRICO DO DIA DAS MÂES

Quem primeiro idealizou a comemoração deste dia foi a americana Anna Jarvis, professora primária de Webster, na Virgínia Ocidental, ao transferir para todas as mães do mundo a homenagem que seus amigos prestaram, no segundo domingo de maio de 1907, à memória de sua mãe, Anna Reeves Jarvis. Uma placa comemorativa existe na Igreja Episcopal de Grafton, Oeste da Virgínia, assinala a primeira celebração pública do Dia das Mães, em 10 de maio de 1908.
Posteriormente, em maio de 1914, o Presidente Wodrow Wilson (1856-1914) assinou um decreto que oficializou o Dia das Mães nos Estados Unidos, a ser festejado no segundo domingo de maio.
No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre, a iniciativa de introduzir a menção desta data, promovendo, em 1919, uma solenidade, da qual foi presidente o escritor Àlvaro Moreira, e oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). À partir daí, o Dia das Mães passou a ser festejado em outros Estados brasileiros, até que, em junho de 1931, o presidente do décimo-primeiro Congresso Internacional Feminista, Alice Toledo Tibiriçá, dirigiu-se ao Presidente Getúlio Vargas (1883-1954) uma mensagem solicitando a oficialização da data.
Pelo Decreto n.21.336, de 5 de maio de 1932, o Presidente da República instituiu em todo o país o festejo do Dia das Mães, a ser observado no segundo domingo de maio. Mais tarde, em 1947, essa data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil, pelo Cardeal-Arcebispo do rio de Janeiro, D.Jaime de Barros Câmara.